Aniversário da Mônica


Nesta manhã fui surpreendido pela doce notícia de que é aniversário da primeira aparição da Mônica. Vejam só as palavras da equipe do Maurício de Sousa no Facebook:

"Ela é forte, decidida, tem opinião e é sensível. Em 1963, ela surgiu nas tiras dos jornais e logo todos perceberam que tinha nascido uma estrela." Feliz aniversário, Mônica!”

aniversário_da_mônica

Neste ano a Mônica invadiu minha casa. Tendo uma criança de sete anos em casa, uma das coisas que me obriguei como pai, professor e leitor foi proporcionar a ela uma variedade enorme de opções de leitura. Dentre as dicas para tornar uma criança leitora está a de ter sempre livros à vista. Isso significa escolher bons livros e sempre incentivá-la a ler. Mas tenho a felicidade de ter escolhido uma boa escola para ela também. Por isso assinei não só as revistas da Turma da Mônica como também os almanaques. Coincidentemente, este mês chegaram os primeiros exemplares.

Se você gosta de jogos, veja esta pequena lista com algumas sugestões. Se quiser brincar mais, vá pelos marcadores no final das postagens ou então lá no rodapé onde estão os links para todos os tipos de jogos deste site da Mônica.

Lista de jogos da Mônica

Jogo de memória

Corrida do Dinossauro

Jogo de vestir

Jogo de memória

Jogo-da-memória[5] Jogo-da-Monica-Fuga-na-Pré-história1[4] guarda-roupa-da-monica[4] Jogo-do-siga-o-som[4]

Mônica_fantasia_de_carnaval

Você já conhecia a Mônica?

Ela é a mais famosa de todos os personagens criados por Maurício de Sousa. Caracterizada como uma menina firme em seus princípios, propósitos ou atitudes, às vezes ela é também bastante enérgica, resoluta. Além disso, é evidente nas histórias que ela não leva desaforo pra casa. Há histórias, no entanto, que mostram essa menininha com ares de feminilidade, doçura e muita paixão, mas quase sempre quando isso acontece os meninos tentam se aproveitar para pregar alguma peça. É o que acontece, por exemplo, no episódio do desenho em que eles tentam fazer a eleição de rainha do bairro.

Veja a evolução da Mônica através dos tempos

design_evolucao_personagem_turma_monica

A Mônica mora, é claro, com os pais porque é uma menininha tenra. Seu animal de estimação é o Monicão, mas ela é apegada mesmo ao seu coelho de pelúcia que se chama Sansão. É um nome bem sugestivo visto que é sua “arma” contra os meninos. O Cebolinha e o Cascão, inimigos que planejam muitas traquinagens contra ela sempre levam coelhadas doloridas.

personagens-e-seus-bichinhos

Este é o Monicão junto com sua dona, a Mônica

Como falei no início, hoje é o aniversário da Mônica. Ela foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. A princípio ela saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais, mas foi se destacando dia a dia e, finalmente ganhou sua revista própria em 1970. É, sem dúvidas, uma das revistas que mais vendem no país.

 

Veja alguns desenhos para colorir da Mônica

desenho_colorir_dia_das_bruxas

Esta é uma imagem da Mônica para o dia das Bruxas

desenhos-do-Mônica-para-pintar

A Mônica sempre usa seu vestido vermelho, por isso, esta roupa é bem especial.

monica-cebolinha-colorir

Apesar das brigas, Mônica e Cebolinha são grandes amigos.

turma-da-monica-para-colorir

Maurício de Sousa preparou uma surpresa para os dois na nova versão da Turma da Mônica.